quarta-feira, 22 de agosto de 2007

A Polêmica da Rússia

Nos últimos tempos, o presidente russo, Vladimir Putin, tem tomado uma série de decisões que vêm causando um sentimento estranho em alguns países - especialmente na UE e nos EUA. “Moscou (...) [tenta] restabelecer a influência russa na diplomacia, nas finanças e nos aspectos militares de esfera internacional”. É o que foi escrito, pelo portal de notícias G1, sobre as recentes posições tomadas pelo Kremlin.

Nesta quarta-feira, 22 de agosto, a Rússia desafiou a Europa e os Estados Unidos indicando um candidato próprio para a diretoria-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI). Somada a uma outra série de escolhas recentes, a indicação mostra que os russos vêm retomando sua posição de soberania nas decisões mundiais.

Além da indicação russa ao FMI, o presidente Putin anunciou, durante a abertura de uma feira aeroespacial, alguns planos para reviver a indústria militar de seu país. Em um momento de tensão – principalmente militar - entre EUA e Rússia, tais notícias servem para dar mais gás às discussões já existentes sobre uma possível volta ao estado de Guerra Fria.

Desde algumas semanas atrás, a Rússia já vinha adotando alguns procedimentos no mínimo estranhos quanto a questões militares. Bombardeiros russos foram detectados próximos ao espaço aéreo de diferentes países europeus, e o Kremlin vem pressionando os tchecos para que estes não cedam aos apelos dos EUA de construir, na República Tcheca, bases antimísseis – o que, teoricamente, seria uma ameaça à Rússia.

Leia mais sobre a Guerra Fria:

http://www.learningcurve.gov.uk/coldwar/
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/index.htm

Links relacionados à matéria:

artigo no The Herald Tribune
artigo do portal G1
artigo do jornal O Estado de São Paulo

Nenhum comentário: