sexta-feira, 24 de agosto de 2007

"Aspan" Estabelecerá Segunça de Fronteira

Um acordo entre os líderes dos Estados Unidos, México e Canadá, encerrou hoje a terceira cúpula da Aliança para a Segurança e Prosperidade da América do Norte (Aspan), ocorrida em Montebello (Québec).

A discussão girou em torno das fronteiras em comum. O objetivo é recuperar os atrasos com relação à integração entre os países da América do Norte, enfatizando a segurança das fronteiras, sem comprometer o comércio de mercadorias. A política migratória, por exemplo, foi considerada um setor estagnado até este momento, e tem gerado problemas, que serão sanados com o acordo. Todas as medidas serão tomadas sem comprometer o comércio de mercadorias e o tráfico de pessoas.

Segundo as críticas da imprensa, a aliança significaria uma ameaça à independência política do triângulo. Em resposta, Bush declarou que considera “muito cômicas” as suposições sobre as metas do grupo. O presidente mexicano minimizou ainda mais as críticas, e completou a defesa argumentando que o acordo melhorará as condições de vida dos envolvidos.

O acordo tentará preparar metas para a solução de problemas emergenciais, além de manter a abertura das fronteiras e, desta forma, melhorar a competitividade comercial, que engloba alimentos e outros produtos. Outro ponto em questão a ser trabalhado pela tríade será a questão ambiental e a questão energética, em busca de energia limpa e sustentável.

Em discurso, resumiram: “O Marco de Cooperação Normativa nos permitirá desenvolver planejamentos normativos que são compatíveis em todas nossas fronteiras, por sua vez se mantêm os padrões mais elevados de saúde, segurança e proteção ambiental".



Links relacionados:
notícia do portal g1
notícia do terra
notícia do portal do ig

Nenhum comentário: